A Retossigmoidoscopia é um exame que, habitualmente, é realizado em conjunto com a Anuscopia. Esses exames analisam a mucosa da porção final do intestino grosso, reto e canal anal, podendo identificar alterações quedificultam a saída das fezes, bem como possíveis causas de sangramento anal. É realizado usando um tubo flexível (colonoscópio) e um pequeno aparelho rígido chamado anuscópio. O exame é realizado sob sedação, sem dores ou desconfortos.

DETALHES TÉCNICOS:

O exame é realizado através de um aparelho flexível chamado de colonoscópio que é constituído por uma câmera, fibras de luz e fibras óticas que conduzem a imagem até uma vídeo processadora que está conectada a um computador e um sistema de captura de imagem. Ao final do exame é realizado a anuscopia através de um pequeno aparelho rígido chamado anuscópio.

INDICAÇÕES:

As principais indicações do exame de Retossigmoidoscopia + Anuscopia são: Investigação de hemorroidas internas, fístulas, fissuras e demais doenças anais, distúrbios de saída das fezes, sangramentos digestivos pelo reto, dores abdominais, alteração do hábito intestinal, constipação, investigação de anemia, etc.

PREPARO:

Para a realização da Retossigmoidoscopia + Anuscopia o paciente precisa fazer um preparo bem parecido com o preparo da Colonoscopia. Isso se faz necessário para que os segmentos a serem analisados estejam completamente limpos e permita a visualização de todas as possíveis alterações.

ORIENTAÇÕES:

O paciente deverá comparecer ao exame 60 minutos antes do horário agendado; obrigatoriamente com um acompanhante maior de idade e em boas condições físicas e mentais; não poderá pilotar moto, dirigir, operar máquinas nas 24h após o exame. Não é recomendável para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Mulheres que amamentam devem descartar o leite nas primeiras 6h após o exame, após esse período pode amamentar normalmente.